8 de agosto de 2012

Pudim de padaria

Gente...essa semana me deu uma vontade de comer pudim de padaria...aquele bem comum...sem leite condensado....de farinha mesmo!!rsrsrs...E por incrível que pareça, não achei aqui perto de onde moro...então, decidi eu mesma fazer, embora não me lembro de ter feito algum dia um pudim assim e não ser muito boa em fazer caldas..(minha mãe que sempre fazia!) Lá vai a história, mostrando que todo mundo tem seus imprevistos!!!
Com algumas dificuldades...comecei pela calda...e ERREI! sim...pessoas que gostam de cozinhar também erram e assim aprendemos!! Não desisti! Joguei aquela calda toda empelotada e fiz uma nova...daí deu certo :) 
Mas os problemas não acabaram por aí rsrs....quando fui usar a farinha, que estava fechaaada, percebi que estava cheia de bichinhossss....que raiva!!! Daí veio o momento "gambiarra" hahaha... pensei em algo que pudesse substituir a farinha...e lembrei do amido de milho ( Maisena). Eu não queria jogar tudo que já estava batido fora....então decidi arriscar. E não é que deu certo??? Ao meu ver e do meu marido, o gosto ficou semelhante, se não igual!!  Mas, um dia, ainda farei a receita na risca!! Vamos lá: 


Pudim de padaria ou Pudim de farinha:

  • 4 ovos
  • 2 colheres de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo ( foi onde troquei pelo amido de milho)
  • 50g de coco ralado ( pode misturar com um pouco de queijo ralado )

Para calda:

  • 5 colheres de açúcar ( no próximo pudim farei o dobro de calda...achei pouca)
  • 5 colheres de água quente
Modo de fazer: 

Faça primeiro a calda, colocando na boca do fogão mesmo, fogo baixo, a forma redonda de pudim com o açúcar. Não mexa para não empelotar.

Quando perceber que está quase tudo derretido, mexa bem de leve, até que todo açúcar derreta. Coloque com cuidado e aos poucos a água quente ( nesse momento tenha cuidado, porque espirra!!). Mexa até que forme a calda. Caramelize toda a forma com a calda e reserve.
Em um liquidificador, bata bem os ovos primeiro, depois junte todos os ingredientes, deixando a farinha por último para ficar mais fácil pra bater.
Despeje essa mistura na forma, tampe com um papel alumínio ( parte brilhante para dentro), e asse em banho maria por aproximadamente 1hora. Depende do seu forno...é bom ir olhando depois dos 50 min se ele já está firminho ( faça um furinho com garfo ou palito ).
Nos últmos minutinhos, tirei o papel e liguei por 5 min o grill...pra dar uma dourada no coco. 

Espere esfriar, depois dê uma leve aquecida embaixo para que o caramelo solte e você consiga desenformá-lo. ( Eu não quis esperar e me arrisquei com ele quente...mas quaseee desmoronou rsrs...não façam isso em casa!!) 



2 comentários:

  1. Hummmm...Delícia...Manda um pedaço por sedex...rs...saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...se fosse assim eu queria o macarrão da vó!!!

      Mta sdd tbm...

      Bjusss :*

      Excluir